quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Então...É Natal!


Feliz aquele que pode reunir família e amigos para celebrar o nascimento de Cristo. Feliz aquele que goza de paz e amor em seu lar. Na passagem do dia 24 para o dia 25 uma pequena reunião fio organizada para, juntos, homenagearmos o nascimento deste homem que mudou toda uma história: Jesus Cristo. Em torno da mesa, esta pequena familia, minha família, deu graças a este nascimento e pediu paz e amor a todos os filhos e filhas do rei de Nazaré.







Uma vida dedicada à FÉ!


Foi realizada no dia 23 de dezembro, na igreja Matriz de São Sebastião, uma missa comemorativa aos 46 anos de vida sacerdotal do padre Juracy Marden Mendes Pires, pároco de Itambé. Nós da comunidade São José Operário parabenizamos este homem que dedica sua vida a propagar a fé cristã. Obrigado por amar o povo de Deus, o povo de Itambé!






sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Jesus


Jesus Cristo é a forma como a Bíblia se refere àquele cujos seguidores consideram o Messias, o Filho de Deus encarnado.
A expressão "Jesus Cristo" surge várias vezes nos escritos gregos da Bíblia, no Novo Testamento, e veio a tornar-se a forma respeitosa como os cristãos se referem a Jesus, homem judeu que, segundo os evangelhos, nasceu em Belém da Judeia e passou a maior parte da sua vida em Nazaré, na Galileia, sendo por isso chamado, às vezes, de Jesus de Nazaré ou Nazareno. O título Cristo, portanto, confere uma perspectiva religiosa à figura histórica de Jesus.
Segundo os evangelhos, antes de ser preso e crucificado, Jesus Cristo celebrou sua última Páscoa Judaica juntamente com seus apóstolos, pedindo que a partir daquele dia eles comessem o pão e tomassem o cálice de vinho em sua memória, pois Ele entregaria o seu corpo e o seu sangue no lugar dos pecadores.
Fonte: Wikipédia
Foto: Marcelo Sousa Brito

Maria

Por meio de Maria começou a salvação do mundo e é por Maria que deve ser consumada. Na primeira vinda de Jesus Cristo, Maria quase não apareceu, para que os homens, ainda insuficientemente instruídos e esclarecidos sobre a pessoa e seu Filho, não se lhe apagassem demais e grosseiramente, afastando-se, assim, da verdade. (Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem - S. Luis Maria Grignion de Montfort - Editora Vozes, p.50)



José


O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja" e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março.
Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para "São José Operário, o trabalhador".
Apesar de ter grande importância dentro da Igreja Católica, o nome de São José não é muito citado dentro das fontes bibliográficas da Igreja, sendo apenas mencionado nos Evangelhos de S. Lucas e S. Mateus.
Descendente de Davi, São José era carpinteiro na Galiléia e comprometido com Maria. Segundo a tradição popular, a mão de Maria era aspirada por muitos pretendentes, porém, foi a José que ela foi concedida.
José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém.
Acredita-se que José tenha morrido antes da crucificação de Cristo, quando este tinha 30 anos.




quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O Senhor Morto

Na sexta-feira Santa, não há missa nas Igrejas Católicas, mas os fiéis acompanham as celebrações da Semana Santa.
Na Matriz de São Sebastião em Itambé, foi realizada na tarde dessa sexta-feira (02 de abril de 2010) como de costume a celebração da Paixão e morte de Jesus. Logo depois, os católicos saíram em procissão pelas ruas do centro da cidade.
A celebração do memorial da paixão e morte de Cristo atraiu um grande número de fiéis. Hora em que, segundo os católicos, Cristo foi morto na cruz. O momento de dor é lembrado com a cruz encoberta por um pano, que num momento da celebração é adorada pelos fiéis.
Ao final da celebração uma imagem de Senhor morto é conduzida diante dos fiéis. Esta é a procissão do Senhor Morto, o momento litúrgico em que os católicos celebram o sacrifício de Cristo.
Para os fiéis a morte do rei dos judeus é um momento de reflexão na Páscoa.
É neste período que acontece a Vigília da Páscoa, quando os católicos acendem velas para renovar as promessas do batismo. .
Um dos momentos mais fortes da procissão é o encontro do Senhor Morto, o Senhor Jesus com a Virgem Santissima, sua mãe.
Os homens seguem o Senhor Morto e as mulheres a Virgem Maria para um encontro emocionante na frente de Igreja Matriz.

Fotos: Marcelo Sousa Brito